5 coisas que você precisa saber para desenvolver aplicativos para Android

Com a popularização do mercado de smartphones e aplicativos, cada vez mais, os desenvolvedores de outras áreas ou que estão iniciando na carreira buscam desenvolver aplicativos para Android, um dos sistemas operacionais mais usados no mundo.

Mas, para conseguir desenvolver aplicativos móveis de qualidade, é preciso conhecer algumas coisas que fazem parte desse processo. Confira a seguir 5 coisas que você precisa saber para desenvolver aplicativos para Android e aumentar as suas chances de atingir o sucesso no mercado!

Boas práticas de design

O Google fornece um site com todas as informações pertinentes ao design de aplicativos android, o Android Developers. A página contém desde informações técnicas, como padrões de formatos e tamanhos de telas, a boas práticas na hora de criar uma identificação digital para o aplicativo em si. Além de ter alguns exemplos e orientações, essa guideline do Google ajuda no processo de entendimento e preparo para profissionais que estão começando a desenvolver aplicativos para Android.

Guideline de desenvolvimento para Android

O Android Developers também tem uma área dedicada aos desenvolvedores de aplicativos, principalmente os iniciantes, que dá informações sobre as ferramentas, API’s, SDK’s e códigos de exemplo. Para quem nunca desenvolveu nenhum aplicativo para Android, o site possui também um treinamento, que ensina a criar apps que utilizam os principais recursos do sistema operacional, como o objetivo de capacitar esses desenvolvedores para melhorar seus apps no futuro. O Google também disponibiliza um tutorial para fazer a instalação de todos os componentes para iniciar a desenvolver os seus apps.

Android Software Development Kit (SDK)

A SDK é uma suíte com diversas ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de aplicativos. Ela contém os recursos necessários para o desenvolvimento e, inclusive, os testes dos aplicativos que são desenvolvidos.

Um dos recursos da SDK do Android é uma máquina virtual que é criada com base em uma versão do Android escolhida pelo próprio desenvolvedor, o que permite executar testes mesmo sem ter um smartphone com android em mãos. Mas, é claro, o ideal é que o app seja testado em dispositivos reais antes de ser lançado.

Conhecendo as API’s do Android

Uma API é uma definição das principais funções e padrões de programação de um software. No caso do Android, as API’s são responsáveis por ensinar aos desenvolvedores a forma correta de utilizar os seus recursos.

Entre as diversas funções existentes, existem as API’s  de localização, armazenamento, acessibilidade, processos etc. Além disso, existem diversas API’s de aplicativo que integram os aplicativos com o Android, como a API do Dropbox, Facebook e do Google Maps.

Como escolher uma IDE

A interface de desenvolvimento integrado (IDE) é uma plataforma que proporciona ao desenvolvedor diversas ferramentas e recursos para o processo de desenvolvimento de aplicativos móveis, buscando melhorá-los.

Se você não pretende ficar preso apenas no Android, uma ótima ferrmenta é a TotalCross, que é um SDK capaz de ajudar desenvolvedores a ganhar tempo e ainda gerar aplicativos para as principais plataformas móveis existentes, como Android, iOS, Windows 8 e Linux 😉

Conhecer o universo do desenvolvimento de aplicativos para Android é importante para entender melhor as possibilidades desse sistema operacional e aumentar a sua capacitação técnica para criar aplicativos de qualidade.

Você já desenvolve apps para Android? Tem mais dicas sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários, queremos saber a sua opinião!

Esse artigo foi útil?
[Total: 78 Average: 3.4]
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Comments

comments

Deixe uma resposta