Design de aplicativos exemplos dicas

Design de aplicativos: veja dicas matadoras e exemplos para se inspirar

O que leva um aplicativo a se tornar um sucesso? Alguns dirão que é a sua função no mundo real, a forma como ele facilita a vida das pessoas, outros pensam que o importante mesmo é a diversão que aquele app pode trazer, a sua capacidade de fazer o tempo passar mais rápido. E, no final das contas, todas essas opções estão corretas, porém, além de tudo isso, um bom programa também precisa ter um visual bastante atrativo e uma excelente interação com o usuário, características que fazem do design de aplicativos um dos pontos mais importantes para quem pensa em produzir o seu próprio app.

Mas talvez você esteja se perguntando: “tudo bem, mas o que precisa ter em um bom design”? Bem, se esse for o seu caso, não se preocupe, porque esse post foi feito pensando em você. Portanto, basta conferir as nossas dicas. Vamos lá!

Um bom design é mais do que bonito

Quando as pessoas ouvem falar a palavra “design”, normalmente associam ela a algo bonito, com bom acabamento e um visual bem interessante. No entanto, o conceito de design vai além da forma e diz respeito também à função de alguma coisa. E quando o assunto é design digital, a UI (User Interface, ou interface do usuário em português) é uma das partes principais.

Responsável por facilitar a conversa entre o usuário e a máquina, a UI usa diversos elementos, como botões, cores e textos colocados nos lugares certos para que a pessoa saiba como navegar naquele ambiente atrás do que realmente precisa, algo que precisa ser o ponto principal de qualquer aplicativo.

Pense em um dos principais motivos do Facebook fazer tanto sucesso: além de conectar pessoas e marcas, a rede de Mark Zuckerberg é bastante eficiente em fazer com que até mesmo avós pouco chegadas ao meio digital consigam navegar por ali. E isso nunca seria possível se os responsáveis pelo design não tivessem prestando atenção em alguns detalhes importantes a respeito da navegação naquele ambiente.

O que você precisa saber na hora de planejar o design do seu app

Se engana quem pensa que a tela de um aplicativo de sucesso foi criada em uma só jogada de poucas horas no Photoshop. Recheado de detalhes, o design de um bom app é uma mistura de vários pontos que precisam ser muito bem pensados antes de serem colocados em prática. Conheça melhor alguns deles:

Espaçamento

Não tente aproveitar todos os pixels em branco de uma tela. Se tem algo em comum entre todos os aplicativos de sucesso é a importância que os desenvolvedores deram para o espaçamento entre os elementos, sabendo exatamente onde posicionar cada um deles e aproveitando o respiro entre um e outro para chamar a atenção do usuário para o que é realmente importante.

Defina a importância do clique através das cores

Nunca se esqueça de separar a cor mais chamativa do seu projeto para aquele botão que for o mais importante (como o de cadastro, de envio de mensagem, de gravação etc.). Dessa forma, o usuário não terá dúvidas sobre qual é a ação principal a ser executada ali dentro.

Crie um kit básico de elementos para o seu app

É extremamente importante manter um padrão visual em todo o aplicativo. Botões, barras, caixas de textos, espaço para imagens etc., tudo deve seguir uma mesma linha de design para que o usuário se acostume com aquele ambiente. E a melhor forma de “espelhar” esse padrão em todas as telas do seu aplicativo é através de um kit básico com todos os elementos visuais básicos para a navegação naquele programa.

Por isso, ao invés de criar tela por tela do seu projeto, preocupe-se em criar esse kit e apenas adaptá-lo a cada área do app posteriormente.

Pense no espaço que aquele aplicativo ocupará

Outro ponto que merece muita atenção na hora de desenvolver um aplicativo envolve o espaço que ele ocupará no aparelho do usuário, afinal ninguém gosta de programas muito pesados. Por isso, na hora de desenhar seu projeto é bastante importante levar em consideração a quantidade e a necessidade de imagens e efeitos usados naquele meio.

Seguindo essas dicas, fica ainda mais fácil percorrer o caminho rumo a um app de sucesso!

5 aplicativos que são uma verdadeira aula de design de aplicativos

Não existe forma melhor de aprender do que vendo alguns casos de sucesso, não é verdade? Por isso pensamos nessa lista com 5 aplicativos que podem servir de exemplo na hora que você for criar o seu próprio app. Veja só:

Nike+ FuelBand

Conectando a pulseira FuelBand da Nike a um smartphone, esse aplicativo mede o tempo, a distância e outras informações dos usuários durante as suas corridas e depois as apresenta em belíssimos relatórios motivacionais.

Toggl

Criado por uma equipe de desenvolvedores da Estônia, o Toggl é um ótimo aplicativo para medir o tempo gasto para realizar tarefas dos mais diversos tipos. Através do sistema, administradores e gerentes também podem calcular o valor gasto por cada equipe de um projeto. Com isso em mente, repare como os designers do app posicionam o marcar de tempo na tela e como é fácil criar novas tarefas dentro daquele ambiente.

Pocket

Sabe aqueles links que você marca como favoritos e nunca mais se lembra de olhar? O Pocket é um aplicativo que surgiu para acabar com isso. Ao favoritar algum link em seu desktop, smartphone ou tablet, o sistema cria uma espécie de biblioteca bastante intuitiva (com destaque para a leitura em qualquer tipo de tela) com todos os artigos salvos para que você possa ler depois.

Google Now

Quem usa smartphones com sistema Android pode experimentar esse aplicativo do Google que fornece informações detalhadas de acordo com a região onde o usuário está ou sobre algum outro lugar escolhido por ele.

Crossy Road

Um dos ganhadores do Apple Design Awards 2015, esse joguinho produzido pela desenvolvedora Hipster Whale consegue misturar numa mesma tela um game bastante divertido, no estilo fliperama, com comércio eletrônico, num ambiente bastante rápido e de fácil navegação. Em menos de 10 segundos você já entende como funciona a dinâmica do jogo.

Como você pôde ver, seja na hora de produzir algo que vá mudar a vida das pessoas ou apenas diverti-las durante alguns minutos, o design de aplicativos é algo bastante importante para a produção de apps e por isso mesmo merece toda a atenção durante o processo de criação de um projeto digital.

E agora que você já sabe todas as dicas matadoras para criar um aplicativo de sucesso, conte aqui para gente qual é o app com melhor design que você conhece. Estamos esperando o seu comentário!

Esse artigo foi útil?
[Total: 17 Average: 3.8]
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Comments

comments