imagem representativa mostrando o ambiente do programador e dizendo que você não é pago para programar

Você não é pago para programar e sim para resolver problemas!

Sim sim, sei que o seu título e a vaga que você preencheu na sua empresa diz que você é programador e, obviamente, é pago para programar, afinal, é o que você faz. Mas não é bem isso, você está sendo pago para resolver problemas.

Mais que Programar: Gerar Resultados

Resolver os problemas, através da tecnologia, é o seu trabalho. Isso incluí passar horas e mais horas na frente de um computador gerando mais e mais códigos? Sim, pode incluir mas resolver sem gerar um código fonte sequer também é uma forma de resolver as dificuldades.

Isso quer dizer que usar Frameworks como wordpress para fazer um site mais rapido ou um Software pronto que resolva algum bug não tem nada de errado, pelo contrário, se resolve e é mais rápido é o ideal!

Seus commits e infitita linhas de código são resultado de um compromisso a longo prazo, de toda uma caminhada. Muitas vezes precisamos sair daquele tabu de programador raiz que usa o bloco de notas e cria suas proprias bibliotecas para ser mais que apenas um programador e sim um ótimo resolutor de problemas, sabendo qual o caminho mais rapido e barato para atingir o objetivo sem perder, é claro, a qualidade. Saber qual é a melhor API, plataforma, meio e etc são caracteristicas que adquirimos com treino e que devem ser exercidas no cotidiano.

Algumas dicas para você ser um resolutor de problemas melhor!

#1 – Use a Lógica!

Como eu já disse, as empresas não te pagam pra programar e sim para resolver os problemas que aparecem mas como? Com Java? Ruby? Python? Lisp? A resposta é não.

Não é necessário um programador de X, Y ou Z. Hoje é muito mais necessário um programador! Muitas vezes, e digo muitas mesmo, as pessoas acham que devem somente se especializar em uma linguegem e ser muito bom nela mas não ser capaz de se adaptar a outras linguagens.

#2 – Seja Organizado

Tudo é questão de rotina, de hábito. Já explica Charles Duhigg em seu livro O Poder do Hábito – Porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios.

Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço. Se deixado por conta própria, o cérebro tentará transformar quase qualquer rotina num hábito, pois os hábitos permitem que nossas mentes desacelerem com mais frequência. (Citações do livro O poder do hábito -Charles Duhigg, Pg 43).

E ser um bom resolutor de erros, independente da área, você precisa criar hábitos excelentes. Poupar sua energia e gastá-la no momento certo, na atividade certa. O ser humano é maquina mais [email protected] entre todos os animais que conhecemos. Não vamos perder essa tentando lembrar onde você deixou a chave do carro.

Por isso separamos alguns detalhes que vão te ajudar a desenvolver o hábito da organização (porque sim, é um hábito, tal como a desorganização).

  1. Planeje o seu dia! – De prefêrencia, um dia antes mas você também pode planejar toda a semana. Seja criativo, já que você programa, use sprints. Use o trello para ajudar nas atividades e nos tempos.
  2. Respeite os horários – Não se sabote, evite a procrastinação. Seja pontual e estabeleça suas prioridades. Lidar com o tempo é sempre muito complicado mas quanto mais você treina, mais facil fica com o tempo.
  3. Mantenha todas coisas sempre no mesmo lugar e acessível – não complique, não distancie as coisas. VocÊ trabalha sempre no mesmo lugar, se você precisa de um notebook e um caderno, deixe sempre o notebook e o caderno proximo. Organize o seu espaço!

E cara, vale a pena ser organizado! É trabalhoso mas você tem varias vantagens como:

  1. Aumentar sua produtividade
  2. Maior aproveitamento do tempo
  3. Facilidade para lidar com impedimentos.

 




E aí? Gostou? Não esqueça de começar a conhecer as novas tecnologias que estão surgindo, como a própria Totalcross, que é uma plataforma cross-platform onde você programa com Java!
E mais do que aprender Totalcross, aprenda a resolver erros!!

Esse artigo foi útil?
[Total: 0 Average: 0]
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Comments

comments